O RETORNO DO CRISTO

Cristo no Segundo Advento deve realizar, na terra, o ideal de Deus que foi deixado irrealizado na Primeira Vinda... Ele deve nascer na carne na terra.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A VISÃO DO REVERENDO MOON SOBRE JESUS - Desmentindo os falsos rumores dos cristãos dogmáticos




Jesus e a Pessoa que Realizou
A Finalidade da Criação

 O Adão Perfeito, Jesus e a Restauração da Árvore da Vida
A história humana é a história da Providência da Restauração. Sua meta é a realização do Reino do Céu na Terra quando, no final da história, a Árvore da Vida perdida no Jardim do Éden for recuperada. Podemos compreender a relação entre o Adão perfeito e Jesus através da compara­ção da Árvore da Vida do Jardim do Éden com a Árvore da Vida que será restaurada nos Últimos Dias.

... se Adão tivesse realizado completamente o ideal da Criação, ele teria se tornado a Árvore da Vida. Do mesmo modo, todos os seus descendentes teriam se tornado árvores da vida. Todavia, a Queda de Adão frustrou a vontade de Deus e, desde então, a humanidade decaída tem esperado ser restaurada como árvores da vida (Pv. 13: 12; Ap 22: 14). Já que uma pessoa decaída nunca pode ser restaurada como uma árvore de vida por seus próprios esforços é necessário que um homem que tenha completado o ideal da Criação venha como a Árvore da Vida e enxerte em si todas as pessoas. Jesus é esta árvore de vida retratada na Bíblia. Se Adão tivesse re­alizado o ideal de perfeição simbolizado pela Árvore da Vida no Jardim do Éden, teria se tornado idêntico a Jesus, que foi simbolizado pela Árvore da Vida no livro do Apocalipse, no sentido de ter realizado a meta da Criação. Assim, eles possuiriam valor igual.

  Mt 16: 26
        Ap 22: 14; Gn 3: 24



 Jesus, os Seres Humanos e o Cumprimento
Da Finalidade da Criação
Comparemos o valor de Jesus com o valor de uma pessoa de caráter individual perfeito. Com respeito à finalidade da Criação, uma pessoa de plena maturidade é perfeita como Deus é perfeito( Mt 5: 48).  Possuindo a mesma natureza divina que Deus, ela é infinitamente preciosa. Porque Deus é um Ser eterno, uma pessoa criada para tornar-se Seu parceiro-objeto em corpo, deve possuir uma vida eterna. Uma pessoa de plena maturidade é única no cosmo inteiro. Além disso, sendo ela o Senhor do mundo inteiro da natureza, que não pode realizar seu pleno valor sem ela, a pessoa possui o valor do cosmo.
Não existe valor maior que uma pessoa que tenha realizado a finalida­de da Criação. Este é o valor de Jesus, que certamente atingiu o valor mais alto que se pode imaginar. A crença cristã convencional na divinidade de Jesus tem um alicerce forte porque, sendo um ser humano perfeito, Jesus é totalmente um com Deus. A afirmação de que Jesus é um homem que cum­priu a finalidade da Criação não diminui em nada o valor de Jesus. De fato, o Princípio da Criação eleva o valor verdadeiro de todas as pessoas que cumprirem a finalidade da Criação a um nível comparável ao de Jesus.

Vamos, agora, examinar algumas evidências bíblicas que apóiam a afirmação de que Jesus é um homem que cumpriu a finalidade da Criação. Está escrito:

Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. I Tm 2:5

Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos peca­dores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.Rom. 5:19.

Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.I Co 15:21

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.At 17:31

Nestes termos, a Bíblia mostra claramente que Jesus é um homem. Acima de tudo, ele teve que vir como um ser humano para que pudesse se tornar o Verdadeiro Pai capaz de dar renascimento aos seres humanos.

 Jesus é o Próprio Deus?
Quando Filipe pediu a Jesus que lhe mostrasse Deus, Jesus disse, “Quem vê a mim, vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?” (Jo 14: 9-10).

Está escrito acerca de Jesus: “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu” (Jo 1: 10).

Jesus também disse: “Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou” (Jo 8: 58). Com base nestes versículos bíblicos, muitos cristãos passaram a acreditar que Jesus é Deus, o Criador.

Jesus pode perfeitamente ser chamado de Deus porque, sendo um ho­mem que cumpriu a finalidade da Criação e que vive em unidade com Deus, ele possui uma natureza divina. Não obstante, ele não é o próprio Deus-Criador. Podemos considerar o relacionamento entre Deus e Jesus como análogo ao relacionamento existente entre a mente e o corpo. Uma vez que o corpo é o parceiro-objeto substancial da mente, este se asseme­lha à mente e age em unidade com a mente. Assim, podemos compreender que o corpo é o segundo eu da mente. Mas o corpo não é a própria mente. Por analogia, uma vez que Jesus é um com Deus e a encarnação de Deus, podemos dizer que ele é o segundo eu de Deus; mas ele não é o próprio Deus. É verdade que a pessoa que viu Jesus, pode dizer que viu Deus ( Jo 14: 9-10)mas ao afirmar isto, ele não queria dizer que Jesus era o próprio Deus.

A Bíblia refere-se a Jesus como o Verbo feito carne (Jo 1: 14). Este versículo significa que Jesus é a encarnação do Verbo; isto é, um homem no qual o Verbo se tornou vivo. Lemos que todas as coisas foram feitas através do Verbo, e que o mundo foi feito através de Jesus (Jo 1: 3; 10). Com base nisso, pode-se dizer que Jesus é o Criador. Para compreender o significado destes ver­sículos, consideremos que, de acordo com o Princípio da Criação, o uni­verso é a manifestação substancial da natureza interna e da forma externa de um homem de caráter perfeito. Todos os elementos do universo estão contidos numa pessoa de plena maturidade. Eles ressoam em harmonia em volta dela. Neste sentido, podemos dizer que o universo é “criado” por um ser humano perfeito. Além disso, Deus pretendia que os seres hu­manos fossem os criadores e senhores do mundo natural, dotando-os com o caráter e com os poderes do Criador. Isto era para ser realizado assim que eles atingissem perfeição através do cumprimento de sua responsa­bilidade. Desta perspectiva, estes versículos estão de acordo com nosso entendimento acerca de Jesus como um homem que cumpriu a finalidade da Criação; eles não significam que Jesus é o próprio Criador.

Jesus também disse: “Antes que Abraão existisse, Eu sou” (Jo 8: 58), Jesus era descendente de Abraão. Todavia, com respeito à Providência da Restaura­ção, Jesus é o antepassado de Abraão porque, sendo o escolhido que dá re­nascimento a toda a humanidade, ele veio na posição do primeiro antepas­sado. Precisamos entender que, com estas palavras, Jesus não afirmou ser ele o Próprio Deus. Enquanto viveu na Terra, Jesus era um homem como nós, sem diferença exceto pelo fato de que ele não tinha o pecado original. Mesmo no mundo espiritual, onde tem residido desde a sua ressurreição, Jesus vive como um espírito, como os seus discípulos. A única diferença entre eles é que Jesus vive como um espírito divino, emitindo brilhantes raios de luz, enquanto os seus discípulos, como espíritos de vida, apenas refletem essa luz.

Está escrito que desde a sua ressurreição, Jesus está intercedendo por nós diante de Deus (Rm 8: 34), como fazia enquanto estava na Terra (Lc 23: 34). Se Jesus fos­se o próprio Deus, como poderia interceder por nós diante dele próprio?

Além disso, Jesus chamou Deus de Pai, reconhecendo assim que ele não era o próprio Deus (Jo 17: 1). Se Jesus fosse o próprio Deus, como podia ser ten­tado por satanás? Finalmente, podemos concluir com certeza que Jesus não era o próprio Deus com base nas palavras que ele pronunciou na cruz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27: 46)



Jesus e as Pessoas Decaídas
Uma pessoa decaída não possui nenhum aspecto do valor de uma pes­soa verdadeira que cumpriu a finalidade da Criação. Ao contrário, ela caiu para um nível tão baixo que passou a admirar e a se submeter aos anjos, que foram criados como seus subordinados. De outra forma, uma vez que Jesus veio com o pleno valor de uma pessoa que cumpriu a finalidade da Criação, “todas as coisas lhe estão sujeitas” (I Co 15: 27). Assim, uma pessoa decaída, que nasceu com o pecado original, está manchada com a condição que satanás usa para atacá-la. Por sua vez, sem o pecado original, Jesus não possuía em si mesmo nenhuma condição que permitisse a satanás invadi-lo. Uma pessoa decaída não pode compreender a vontade nem o coração de Deus. No máximo, ela os pode entender e sentir de relance. Em contra­partida, Jesus compreendia plenamente a vontade de Deus e sentia profun­damente o Seu coração, tendo também experimentado o coração de Deus como uma realidade em sua vida cotidiana.

Quando está no estado decaído, uma pessoa não tem praticamente nada de seu valor original. Todavia, quando ela renasce espiritual e fisicamente através de Jesus, o Verdadeiro Pai, tornando-se sua filha livre do pecado original, ela está restaurada como uma pessoa verdadeira que completou a finalidade da Criação, assim como Jesus. Desse modo, sua relação com Jesus seria como a relação de uma filha e seu pai. Embora sua relação sempre mantenha a ordem vertical de pai e filho, seus valores originais são iguais.

Assim, Cristo é a cabeça da Igreja (Ef 1: 22), e nós somos seu corpo e seus membros (I Co 12: 27). Jesus é o Templo principal, e nós somos os ramais. Jesus é a videira, e nós somos os ramos (Jo 15: 5). Somos as oliveiras selvagens que pre­cisam enxertar-se em Jesus, a oliveira verdadeira (Rm 11: 17). Depois, nós mesmos podemos nos tornar oliveiras verdadeiras. Consequentemente, Jesus nos chamou “meus amigos” (Jo 15: 14). Está escrito que “quando Jesus se manifes­tar, seremos semelhantes a ele” (I Jo 3: 2) , Jesus é só o “primeiro fruto”. Nós, que pertencemos a Cristo, seremos os próximos, por ocasião de sua Segunda Vinda (I Co 15: 23).

Conteúdo extraído do livro “Princípio Divino”.

ENTÃO POR QUE ELES PERSEGUEM O REVERENDO SUN MYUNG MOON?

POR QUE ELES QUEREM FAZER AS PESSOAS ACREDITAREM QUE O REVERENDO MOON ESTÁ CONTRA JESUS?

POR QUE ELES MENTEM TANTO?

POR QUE ELES SEMPRE DISTORCEM OS CONTEÚDOS E MULTIPLICAM ENTRE OS FIEIS?

Nenhum comentário: